segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Meu Coração Flerta Com o Lado Turco...

Eles estão próximos, não é? Mas não são iguais! Tão diferenciados hoje em dia que é um fator de discórdia se você colocá-los no saco do "mundo árabe-islâmico". Mas por que não colocá-lo? Afinal até um pouco recentemente o que chamamos de oriente médio e próximo fazia parte do Império Turco Otomano, a ponto de imigrantes desta região no séc. XX serem só chamados pelo codinome "turco", não importando se fossem libaneses, palestinos, egípcios, etc.

Depois do fim do Império, o que sei é que fizeram toda uma campanha para disassociar a Turquia do ser árabe, apesar dela permanecer majoritariamente islâmica. Ocidentalizaram o alfabeto e certas tradições ligadas ao sufismo, como os derviches, viraram símbolos folclóricos, sem o peso de uma identidade religiosa, até mesmo nacional. E o que hoje ainda evoca a cultura turca, que também me atrai? Vamos listar:

1 - Tarkan:

Ele é gay?, me perguntaram. Ele rebola e faz uns shimmies, hahaha, mas acho que é cultural, afinal de lá que vieram os koçeks, os dançarinos que se apresentavam como mulher. Todo mundo conhece a vulgo "kiss-kiss", que no Brasil ficou "selinho na boca la-la-la-la-la, intimidade doida la-la-la-la-la" (sim, outra pérola do Latino).
Mas quanto ao óbvio, Tarkan é super gato! Não entendo lhufas do ele fala, mas com o olhar ele já me traduz muita coisa! Por sinal adoro os olhos deles com kohl, gente porque aqui só emo contorna os olhos de preto?! Que desperdício de sex appeal.
Aqui abaixo uma das músicas que mais gosto dele:




2 - Omar Faruk Tekbilek:

Com ele descobri o que é maqam... Na verdade, eu só descobri, porque ainda não consegui entender por completo. Só sei que é incrível a estrutura da música oriental, seus vários tons e semitons, que me faz compreender porque eles firulam tanto nas músicas, aquele familiar lamento. Enquanto pensamos que eles estão apenas "sofrendo", eles estão também cantando cada cadência do maqam!
Do Omar existem muitas músicas, adoro Nihavent, Last Moments of Love, Shashken, mas sem dúvida a minha favorita é "I Love You". É de uma profundidade extasiante:


3 - Capadócia:
Agora essa região maravilhosa vai aparecer na novela das oito (que passa às nove). Eu nunca fui lá, na verdade nunca saí do Brasil, mas é um grande sonho caminhar por dentre aquelas rochas pontudas, ver aqueles balões coloridos que perpassam o céu, eu nem sei, mas me parece que o ar de lá deve ser ótimo de respirar também (a louca). Sei que é lindo demais! A chamam de terra de São Jorge, santo devocional de católicos e de alguns sufis e xiitas.




4 - Gato Turco Van
Nem eu sabia que existia, mas só de ver me apaixonei! É uma espécie de gato rara que vive na Turquia, que ama a água, por isso é chamado de gato nadador. Infelizmente ele não gosta de ser abraçado e pegado no colo, o que reduz muito a minha chance de tê-lo devido à minha condição "felícia" com animais de estimação.

Nenhum comentário: